segunda-feira, 10 de outubro de 2011

… É burro, caga a andar e limpa o cu com o rabo…!!

Há coisas que me infectam a paciência com mais vigor que um vírus infecta um qualquer organismo com uma vontade cega de lhe secar a vida!!

Quando eu comecei a ir á escola e a ouvir dos meus pais, avós, familiares, amigos e afins dizer que eu tinha que estudar muito para ser alguém, a primeira coisa que me chamou à atenção foi a quantidade de coisas que eu não sabia e que eles sabiam!! Quando eu tinha 6 anos o meu pai, a minha mãe e o meu avô eram os maiores!! “Eles sabem tudo!!” pensava eu!! É claro que com o passar dos tempos eles foram sabendo cada vez menos. Houve até uma altura em que eu tinha a certeza que afinal eles não sabiam era nada… Mas de uma coisa eu sabia. A experiencia de vida que eles tinham e que eu ainda não tinha, tinha alguma coisa para me ensinar. Mesmo que me soasse a disparate na altura, mais tarde ou mais cedo o disparate dava-me uma qualquer lição. Como dizia o meu pai, “os livros que tu andas a ler já eu rasguei e deitei fora!!” O anos que me trouxeram até aqui ensinaram-me a respeitar e a aceitar o valor desta frase!! Sentia eu, e se calhar era só eu, que nós miúdos, quando miúdos, mesmo que custasse a “engolir”, sentiam que os mais velhos sabiam um bocadinho mais que nós!! Sentia-se no ar um sentimento de respeito!!

A escola e os professores com que me cruzei fizeram uma coisa espantosa pela minha geração!! Ensinaram-me a pensar!! Perdi o numero de vezes que li no enunciado de uma prova escolar, “explique por palavras suas…” ou “qual a sua opinião sobre…”!! Alem dos programas pré estabelecidos pelos ministério da educação, nos tínhamos que, não só saber mas saber o que é que era exactamente o que sabíamos, e o que fazer com aquela informação!! Confuso!!?? Não!!

Uma pessoa que armazene muita informação no sótão mas que depois a única coisa que sabe fazer com toda esta informação é tê-la por lá, na prateleira!! Nem lhe limpa o pó, não passa disso mesmo!! Uma prateleira!! Biblioteca, vá!!! Não basta ter, é preciso saber!! Até porque o conhecimento é um organismo em constante mutação\evolução, e quem sabe se o que nos passa pela cabeça não revelará um dia na formula da cura para a caspa!!??

Mas porque raio é que esta conversa vem agora ao caso!? Eu que até nunca fui um aluno exemplar! Andei por ali a passear uns livros e a “arrancar” umas “positivas” a ferros só para ir passando de ano. Provavelmente não deverei ser a pessoa mais indicada para dissertar sobre Educação!!! Antes de mais quero aqui opinar que este mundo/país/sociedade chegou ao absurdo de confundir educação com conhecimento/formação! O que a meu ver é gravíssimo!! Parece-me a mim que nos dias que correm a “malta” que por ai anda a tentar ser “alguém” – como se já não bastasse nascer para se ser alguém!! (Esta de “ ser alguém” é outra das tretas que me foi impingida e que tanto me apoquenta!! É pá… ser alguém!?! Para quem!? Para mim!? Já sou!! Então para quem!!?? Isto dá-me uma urticária no esófago que até me tira o apetite!! Bom, mas sobre isso resmungarei em outras núpcias…) Está mais preocupada em mostrar o quão recheada tem a “prateleira” do que propriamente fazer algo de útil com o que por lá tem espalhado!! E depois nem se preocupam, nem são capazes de “ver” se o que lhes preenche a “prateleira “ serve para alguma coisa, ou se se poderá revelar em algo de útil!! E se alguém lhes diz que “têm um livro fora do sítio ou um outro que nem sequer lá deveria de estar” ainda ficam ofendidos….

Eu sou um defensor acérrimo da liberdade de ser, querer e saber!! Assumir ser, querer e saber, trás tanta responsabilidade como assumir não ser, não querer e não saber!! Agrafado a esta forma de estar vem o aceitar e o respeitar!! Porque a liberdade não é minha se não for tua também!!!

Então aqui vai o porquê deste desabafo!! Aqui há uns dias no meio de uma conversa alguém me disse que a Argentina é um pais que fica mais ou menos entre a Espanha e Itália!!?? Porra!! Entre Espanha e Itália??!! Para ter a certeza que era um caso isolado estiquei a conversa para mais umas quantas pessoas que deambulavam por ali!! Enganei-me e ouvi mais estas pérolas:

- A Argentina fica na Europa a sul da Suécia!!

- A Argentina fica logo a seguir ao México, no centro de África!!

Se A, B ou C não sabe onde fica a Argentina, Portugal, a Cochinchina ou o raio que os parta para mim é igual ao litro!! O que me deixa com os nervos em franja é o facto de A, B ou C ficar de trombas porque alguém lhes diz que estão errados!! E se por ventura no mesmo rol um “british gentlemen” me pergunta por qual a razão Portugal fala a mesma língua que o Brasil, ai eu fico deveres perturbado!! E se eu lhe pergunto se por terras de “sua majestade” se deixou de ir à escola, o “gentlemen” não vai gostar!! Eu sei que podia ser mais meigo, mas depois disto, pergunto-me se estarei mesmo a exagerar!!??

Mas o que mais me aflige é estar numa sala de aula a fazer cálculos á mão porque não tinha maquina cientifica, (pelos vistos indispensável para resolver o exercício) e a professora que leccionava a disciplina não ficar muito contente com a minha resposta depois desta me perguntar se eu sabia fazer “aquilo á mão”!!? Olhei para a jeitosa e perguntei: “Porquê!? A senhora não sabe!!??”

Quando uma miúda prestes a entrar para a faculdade me diz que não gosta de Camões, e volto a repetir que tem esse direito. Deveria ser um pouco mais racional com a resposta que vai dar ao porquê de não gostar!! Mas dizer-me que não gosta porque, e pasme-se, o Camões não sabia escrever! Dava erros de Português, não abona nada em seu favor!! E se alguém lhe tenta explicar que deve/tem que ter em conta os 500 anos de evolução linguística desde a realização da obra até aos dias de hoje, e mesmo assim continua a teimar que o gajo da pala… Muito provavelmente o maior escritor que este pais pariu, não sabia escrever Português… Então mais vale é não perder tempo!!

Mas será que se deixou de pensar neste mundo!!?? As pessoas absorvem o que lhes dizem e tomam-no como garantia!! Os neurónios apenas servem para armazenar informação!!!

Não sabem ,não querem saber, e se alguém lhes diz que estão errados ainda ficam indignados!!!

SÃO BURROS CAGAM A ANDAR E LIMPÃO O CU COM O RABO!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário