segunda-feira, 21 de março de 2011

Não quero que vos falte, mesmo nada... Parte 2!!

............Não posso dizer que este dia tenha corrido mal. Mas não foi com certeza um dos mais gloriosos. Nunca vos aconteceu fazer meia dúzia de alarvidades seguidas, ter consciência de que se esta a “meter a pata na poça” e mesmo assim continuar a encharcar as meias de lama!!?? Pois bem este quarto dia passou-se mais ou menos assim. Acordei como já vos disse todo retorcido por ter passado a noite com as costas apoiadas numas ripas de um banco de jardim ( senti-me como se tivesse feito uma daquelas massagens japonesas de “x-acto”!!). Saltei para a berma da estrada e comecei a caminhar e a pedir boleia. Direcção Barcelona! Estava nisto à mais de uma hora, com o braço e o polegar cheinhos de caimbras (ninguém parava) e fartinho de chamar nomes aos espanhóis, quando um veiculo fez sinal que ia encostar. Até que enfim, pensei eu já com um sorriso nos lábios e a retirar todas as bacoradas com que tinha insultado os “noestros ermanos” até então!

Mas logo tive que guardar o riso no bolso quando constatei que se tratava de um veiculo da guarda civil espanhola a informar-me que não podia pedir boleia nem circular a pé por aquela estrada!! Não por esta ser uma auto-estrada, não o era, mas porque a via estava em obras.... Mas onde raio estava eu com a carola!!?? A pedir boleia as 7 da manha, hora de ponta, numa estrada em obras cheia de pinos e barreiras de segurança!! Só então percebi porque é que de vez em vez um condutor buzinava e fazia uns gestos pouco amigáveis com os dedos. Mesmo que alguém quisesse parar não podia, não tinha berma para o fazer!! Cumpri o que restava da distancia até ao próximo ramal de acesso à via rápida por um caminho de terra batida paralelo à mesma. O calor e o peso da mochila fustigaram-me o corpo durante as quase 2 horas de caminhada até ao referido ramal. Cheguei quase sem água.

Eu que me considero um individuo educado, de boas famílias, pleno de espírito, bastante ajuizado e equilibrado, não consegui resistir á tentação de continuar a apelidar aquela gente, que teimava fingir que não me via, com as mais distintas alarvidades que me escorriam pelo corpo juntamente com uma enxurrada de gotículas de suor!! “Ok, já entendi. Em Espanha ninguém dá boleia a ninguém!!” E depois quando finalmente alguém parou, fiquei estupefacto com o que vi. Um tipo com uma carrinha RENAULT EXPRESSE carregadinha de ferro velho!! Havia uma carcaça de um ferro de engomar, uma coisa que pelo aspecto já teria sido uma cadeira e um emaranhado de fios e cabos no lugar do pendura. O que estava na caixa de carga era indescritível. Mas como raio é que eu me ia sentar ali!!?? Tive que agradecer a amabilidade do senhor e rejeitar a boleia! Disse mal à minha vida, abri o missal e soltei uma verborrial (diarreia verbal) salve-rainha capaz de envergonhar até o mais alarve dos “Fernandos Rochas” de Portugal!!

Por ali fui ficando á espera que alguma alma caridosa me tirasse daquela torreira. Mais hora menos hora não faço a mínima ideia quanto tempo fiquei por ali. Mas não pensem vocês que estar parado à espera que alguém se resolva a por o pé no travão e acomodar no seu carro um perfeito desconhecido é pura e simplesmente perca de tempo. É incrível o que se pode ler no rosto de quem olha para o gajo que está parado à beira da estrada a pedir boleia com a mais natural cara de pau do mundo. Apercebi-me de que as pessoas vivem aterrorizadas! Nos rostos de quem olhava para mim era possível vislumbrar sinais de medo e reprovação! Por varias vezes senti-me na pele de um criminoso, um possível psicopata assassino, violador de velhinhas indefesas, ladrão de chupa chupas... !? Eu!!?? Pensando bem eu até os compreendo!! O tipo de pessoa que transparecia este tipo de sentimentos normalmente circulava em veículos de gama alta, tinha um aspecto mais cuidado, economicamente abastadas, boa posição social... seja lá o que isso for!!

A conclusão a que eu chego é que seja qual for que tenha sido o plano inicial para o Homem alcançar a felicidade, há muito tempo que nos desviamos da rota. A nossa preocupação é a de andamos bem vestidos, de termos um bom carro e uma boa casa, um bom emprego... uma boa posição social...( fartinho que eu estou de ouvir falar nesta tal de “posição sex... social”!! deve ser uma posição... óptima!! Mas não faço a mínima do que possa ser... alguém me pode explicar do que se trata!!?? Obrigado pela atenção!!!!) Ou seja derretemos o nosso tempo de vida a juntar tralha que por qualquer infortúnio pode desaparecer de um momento para o outro. E o mais estranho é que temos a perfeita noção que este não é o caminho. Mas estranhamente continuamos a palmilha-lo!! E depois vivemos a vida acagaçados com um pavor dos diabos que alguém ou algo nos deixe com uma mão à frente e outra atrás!!!... Fugimos das pessoas, de fazer amigos, ouvir historias, experiências de vida que não as nossas, criar e viver a nossa própria vida. Ouvimos, vemos e acreditamos apenas nas diarreias verbais que os canais de televisão, jornais e revistas da treta nos injectam. Não temos ideias próprias, perdemos a nossa unicissidade!! A nossa vida passa a ser a da Biba Pita, a da Cinha e a da Lili!!

“COMA!!! BEBA!!! USE!!! VISTA!!! COMPRE!!! TENHA MEDO!!! FAÇA!!! NÃO FAÇA!!! VÁ!!! NÃO VÁ!!! FAÇA COMO EU, EU É QUE SEI!!! NÃO FALE COM ESTRANHOS!!!!”

...............!!????E SE FOSSEIS TODOS PÓ CA...... RAIO QUE VOS PARTA!!!!!

Quero abrir aqui um parêntese e fazer um pedido a quem ler estas linhas.

...............Alguém me explique este tipo de felicidade!!?? Alguém me ilumine o caminho para que eu também possa ver a lu!!.... Fartinho que eu ando de dar com a cabeça nos postes da luz eléctrica!! Ca mona carregadinha de galos!!!

Espera!!! Vocês perceberam mal!!! Eu não quero que toda a gente pare para me dar boleia!! Não!!! Até que eu sou grande mas sou só um!!!! Mas acreditem que o meu tempo seria mais bem passado, eu seria mais feliz, se não tivesse que ver tanto medo, desespero, insegurança e tão pouca vontade de estar vivo nos rostos de tanta gente!!!!

Estava eu a atascar a fornalha da minha cabeça com os poucos neurónios que ainda por cá sobrevivem com estes pensamentos quando pára um sexuagenario que amavelmente me pergunta para onde vou!! Eu quero é lá saber para onde vou!! Eu quero é cavar dali para fora!! Saltei para dentro da carrinha e informei o senhor que me dirigia para Barcelona, ao que me respondeu que estava no caminho certo, mas que à boleia não ia lá chegar tão cedo. Por aqueles lados ninguém dá boleia a ninguém... Pois, já tinha dado por ela!!

Produtor de tomates( fiquei com molho de tomate e grainhas agarradas ás correias da mochila por mais de duas semanas) falou-me orgulhosamente do seu oficio e que todos os anos doava à vila de Bunhol umas toneladas de tomate para a festa da TOMATINA. Se não sabem o que é, não sabem o que perdem;)!! Para mais informações vão à net ver umas fotos, ou desloquem-se ao local!!

30 km foi a distancia que o senhor dos tomates me pode dispensar. Ainda não era uma hora da tarde e já estava outra vez a levar negas dos Espanhóis!! Neste dia fiz batota pela primeira vez. Estava ali mesmo à mão de semear, 20 minutos a pé, uma estação de comboios. Não sei se foi castigo ou estupidez, aqui o agarrado para poupar 15 € comprou um bilhete para Barcelona num comboio que passava as 18:30, quando dali a 20 minutos ia passar um outro com o mesmo destino, 15€ mais caro.... Eram pouco mais que 13:00 da tarde!!! Refastelei este corpo castigado pelas ripas do banco da noite anterior, e pelo calor, num banco de ripas de madeira da estação. Tentei dormir, esbocei estas linhas e tive que explicar ao segurança da estação porque raio estava eu ali sentado à horas!! “Tuspido”!!!! quando me vi dentro do comboio tive a certeza de ter chegado ao céu. Dormi como um anjo!!....”Tuspido”!! ;)

1 comentário:

  1. Fofito a wikipédia diz:"Posição social é a posição de um indivíduo numa dada sociedade e cultura.Uma dada posição, pode pertencer a muitos indivíduos(...)Alguém pode ter várias posições sociais, mas somente um status social.
    É provável que um indivíduo crie uma hierarquia pessoal de tais posições,onde uma será a posição central e as demais são posições periféricas.São visíveis se exigem que o indivíduo use um uniforme ou algum outro tipo de marca de identificação. Frequentemente, roupas ou outros atributos alertarão qual a posição social alguém possui no momento. As não-visíveis saõ chamadas de ocultas. Uma posição que seja considerada como a mais importante para um determinado indivíduo é denominada central, enquanto as outras são periféricas(..) Algumas posições sociais podem tornar mais fácil a obtenção de outras por uma determinada pessoa; em outros casos, algumas posições podem ser restritas, baseadas em indivíduos que preencham critérios específicos.
    Um grupo de posições sociais criarão uma classe social e um círculo social."..ou seja é uma posição muito estranha, com muita gente há mistura hihihiih...é melhor não experimentar ;)..beijinhos jeitoso lindo

    ResponderEliminar